sábado, 22 de novembro de 2014

Será verdade que uma brasileira sobreviveu ao naufrágio do Titanic?

Posted AS 21:22 Em , , ,
Matéria exibida no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, em 1979, mostra uma entrevista com uma senhora de 81 anos que supostamente sobreviveu ao maior desastre marítimo do mundo! Será mesmo?

A entrevista foi ao ar no ano de 1979 pela Rede Globo, mas foi só no final de 2010 que a matéria foi postada na Internet, e desde aí o vídeo teve mais de 420 mil visualizações! Confira-o a seguir:


Logo na introdução, o narrador diz que o nome da idosa é Eva Charbot, e que tinha 14 anos de idade quando a tragédia ocorreu. É dito também que a suposta sobrevivente nasceu na Espanha, mas que foi registrada aqui no Brasil. Porém, analisando o levantamento feito pela excelente Encyclopedia Titanica, constando o nome de todos os passageiros do navio em sua primeira e última viagem, não é encontrado o nome da suposta passageira, Eva Charbot, tanto na lista da primeira, quanto da segunda e da terceira classe. Também não é encontrada nenhuma Eva com 14 ou 13 anos de idade.

Não há nenhum registro sobre brasileiros na viagem inaugural do Titanic, e da Espanha apenas 8 pessoas embarcaram (veja a lista completa dos passageiros espanhóis junto com suas biografias clicando aqui). A passageira espanhola mais jovem a embarcar no transatlântico foi Maria Josefa Perezde Soto y Vallejo Peñasco y Castellana (ufa!), na época com 22 anos.

Não satisfeito, ainda busquei o nome dela na lista de passageiros com idade de 14 anos: não tive sucesso. Apenas dois adolescentes com essa idade sobreviveram (Johan Cervin Svensson e Jamila Nicola-Yarred). 

Já que a senhora havia dito que seu aniversário era no dia seguinte a 14 de Abril, também pesquisei sobre passageiros com 13 e 15 anos. Havia 5 passageiros com 13 anos de idade, e só 3 sobreviveram: Lucile Polk Carter, Madeleine Violet Mellinger e John Borie Ryerson. Os passageiros com 15 anos de idade eram nove, sendo apenas três sobreviventes: Adele Jane Najib Kiamie, Edith Eileen Brown e Banoura Ayoub Daher.

Pois é, de fato não houve nenhuma Eva Charbot na viagem do Titanic.

RMS Carpathia, o único navio que resgatou os 706 sobreviventes do Titanic,
A idosa ainda afirma que foi resgatada, junto com sua mãe, por um navio pescador de bacalhau. Não há registros de sobreviventes resgatados por outros navios além do Carpathia, muito menos direto da água: todos os passageiros que sobreviveram ao naufrágio estavam nos botes salva-vidas. No entanto há um mistério sobre um navio que fugiu do local no momento em que o Titanic estava afundando; além do Carpathia e do Californian (um navio que ignorou os pedidos de socorro do Titanic) havia um outro navio, que muitos dizem ter sido o Samson, um pescador de focas.

Mas seria quase improvável alguém nadar naquelas águas congelantes até um navio que estava a quilômetros de distância.

Conclusão:
Não houve nenhuma Eva Charbot no navio! A reportagem exibida pela Rede Globo é mentirosa, nenhum brasileiro embarcou na viagem inaugural do Titanic (a não ser por forma clandestina, mas isso é improvável).

17 comentários

  1. Pensei a mesma coisa quando vi no YouTube essa matéria. História muito mal contada.

    ResponderExcluir
  2. Rede esgoto de TV já mente desde criança!

    ResponderExcluir
  3. Isso a única Eva q esteve no Titanic se chamava Eva Hart e tinha 7 anos quando embarcou no Titanic

    ResponderExcluir
  4. Que doideira ein a Globo ajudando ela a inventar isso.
    Cruzes isso não se faz!

    ResponderExcluir
  5. A poderosa "Rede Globo" faz de tudo por uma audiência, com certeza essa senhora foi muito bem paga para falar essas mentiras, e que infelizmente nós acabamos acreditando, principalmente nesta época em que éramos ingênuos, hoje o povo está mais esperto, graças a Deus. Você consegue perceber que a senhora está blefando, não passa segurança as palavras dela, o olhar pensativo - "será que estou conseguindo enganar direitinho" - brotando no rosto dela, enfim... foi uma farsa realmente!

    ResponderExcluir
  6. Bom se isso foi verdade ou mentira, não saberemos só Deus mesmo.

    ResponderExcluir
  7. De qualquer maneira existe o fato de que tinha gente de forma clandestina, sem registro e com dados falsos, coisa que até naquela época acontecia muito, ainda mais na busca do "mundo novo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso também isso. Só Deus sabe o que realmente aconteceu... impossível não é. Aliás, intrigante o fato dela ter nascido no mesmo ano que foi escrito o "náufrago do Titan".

      Excluir
  8. Acho difícil alguém mentir sobre algo tão sério, mas como ela vivia no retiro dos artistas a globo pode ter a contratado para encenação também. Mas acho que ou ela estava de maneira clandestina, ou então não foi posto seu nome na lista, acho que pode ter havido esse erro e algumas pessoas não estariam listadas.

    ResponderExcluir
  9. Bom na minha opinião ela derrepente pode está falando a verdade pode ser que realmente estava lá mas seu nome não estava na lista. Acho pouco provável uma senhora nessa idade mentir para ganhar 15 minutos de fama... Enfim para vcs que adora falar merda quem samos nós para julgar pq ela não poderia está lá. Tudo para vcs é a Globo" globosta" Globo e agosto... Gente muda o disco vcs querendo o não a Globo é a maior emissora de televisão ponto final.

    ResponderExcluir
  10. querido ou queridaa globo nao e a maior nao

    ResponderExcluir
  11. Desconfiei logo quando ela disse que pulou na água com salvavidas,mas como naquelas águas congelantes ? Achei que foi mentira também!

    ResponderExcluir