segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Mitos famosos #2 - O Papai Noel foi criado pela Coca-Cola?

O velhinho gordo, barbudo que usa roupas vermelhas e brancas, Papai Noel (ou Santa Claus), é um dos maiores símbolos do Natal, sem dúvida. Mas da onde será que esse mito nasceu?

Uma lenda diz que o velho gordo havia surgido através de um anúncio publicitário da empresa de bebidas Coca-Cola. E essa lenda não é nova, não; ela já circula entre as pessoas há muitos anos. Será verdade essa história?


A primeira descrição de que temos notícia sobre um velhinho gorducho que entrega presentes na casa das pessoas pela chaminé e que anda de trenó está no poema intitulado de The Night Before Christmas (o poema também possui outro título: A Visit From St. Nicholas), com autoria de Clement Clarke Moore, no ano de 1822. Uma mulher chamada H. Butler, que era uma amiga da família de Moore, enviou uma cópia do poema ao jornal nova-iorquino New York Sentinel, que o publicou no dia 23 de Dezembro de 1823 (há exatos 190 anos!!). Porém, a condição era que a autoria do poema fosse anônima.

O poema foi um sucesso - e é até hoje, principalmente na América do Norte.

Quarenta anos depois, em 1863, um cartunista político chamado Thomas Nast criou uma imagem do Papai Noel diferente, que mudava a cada ano para a revista Harper's Weekly. Este Papai Noel era gordo, alegre, fumava cachimbo e usava uma longa barba branca.

Veja a primeira imagem de Santa Claus publicada na revista, em 1863:

Primeira imagem do Papai Noel como o conhecemos hoje!
Com o passar do tempo a imagem do velhinho foi mudando.

Em 1930, a Coca-Cola Company contratou o desenhista Hadonn Sundblom para ilustrar o Papai Noel para uma campanha publicitária em Dezembro daquele ano, período em que as vendas dos produtos da empresa não era a das melhores.

Primeira ilustração do Papai Noel para uma propaganda da
Coca-Cola.

Com o passar do tempo, muita gente foi dizendo - e ainda dizem, e MUITO - que foi a Coca-Cola quem padronizou a imagem do Papai Noel como usando roupas vermelhas e brancas, já que são essas as cores da companhia. Inclusive é nem um pouco difícil encontrar sites dizendo isso e espalhando a lenda. 

Porém, há provas de que Santa Claus já tinha essa imagem muito tempo antes! Veja essas imagens e preste a atenção nas roupas do velhinho:

Edição número XXXIII, No. 2 do livro St. Nicholas
For Young Folks
, de Carl Stetson Crawford.
1905

Santa Claus and All About Him, de E. Boyd Smith.
1908

The Saturday Evening Post, de J.C. Leyendecker.
1925

Conclusão:
O Papai Noel não teve sua imagem padronizada pela Coca-Cola, tampouco foi criado pela empresa!

0 comentários:

Postar um comentário